Notícias

Conheça um pouco sobre a Aviação Agrícola
Por: Assessoria de Comunicação da ANAC 22 de Junho de 2016 em: Notícias

A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de 2035 aeronaves, em 2016.  As operações requerem habilidade do piloto e manutenção constante das aeronaves, esses motivos têm feito a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promover ações periódicas com vistas a desenvolver as melhores práticas para o setor.

As operações agrícolas são usadas para aplicações de fertilizantes e pesticidas em lavouras e requerem voos em baixa altitude, manobras em curto espaço e muita precisão. As operações aéreas agrícolas, geralmente, acontecem entre três a quatro metros do solo, além disso, os pilotos têm que evitar matas próximas as plantações, fios e o próprio relevo do local.  Estima-se que cerca de 72 milhões de hectares são pulverizados pela aviação agrícola todos os anos no país.

Em fevereiro, deste ano, a ANAC voltou a certificar uma empresa para utilizar helicópteros na pulverização das lavouras brasileiras. A modalidade estava desativada há mais de 30 anos. Também já está em tramite na Agência a homologação da primeira escola que ofertará cursos práticos e teóricos para a formação de Pilotos de Helicópteros Agrícolas (PAGH).

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho a Agência estará novamente presente no Congresso Sindag, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG). O congresso, que esse ano acontece em Botucatu (SP), reúne operadores, empresas e pilotos da aviação agrícola e terá participação ativa da ANAC.